6 de jul. de 2009

Santa Maria Goretti - uma jovem de coragem!


Nesse mês de julho, nossa Igreja celebra a virgem e mártir Santa Maria Goretti. Nascida na Itália, em 1890, era de família pobre, numerosa, camponesa e muito religiosa. A jovem, que com apenas 10 anos ficou órfã de pai, ajudava a mãe a cuidar de seus irmãos menores e das tarefas domésticas

Quando tinha 12 anos, Maria Goretti foi agredida pelo jovem Alexandre Serenelli, que tentou pecar contra a castidade com ela. Por ser uma menina temente a Deus, sua resposta foi cheia de maturidade: “Não! Deus não quer pois é pecado!”. Por defender a sua pureza, Maria Goretti foi assassinada e no hospital, no dia 6 de julho de 1902, momentos antes de morrer, disse a sua mãe: “Eu o perdôo e lá no céu rogarei para que ele se arrependa... quero que ele esteja junto comigo no Paraíso".

A oração da pequena mártir foi atendida por Deus, pois Alexandre, depois de cumprir 27 anos de prisão, arrependido e convertido, entrou para a Ordem dos Capuchinhos como Irmão e pôde assistir, em 1950, com a mãe e os irmãos da jovem, a solene canonização pelo papa Pio XII de Santa Maria Goretti.

Em 2002, durante o centenário de sua morte, o cardeal Ângelo Sodano afirmou que Santa Maria Goretti é uma figura heróica da santa Igreja de Deus. - Ela teve uma vida cheia de tantos ideais nobres, de uma grandeza de alma que ainda hoje nos admira. O mérito é da família cristã da qual provinha. Seu testemunho recorda à juventude de hoje que o ideal cristão é possível e que, com a graça de Deus, poderemos vivê-lo intensamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa historia e muito linda, e o filme muito emocionante.
Um exemplo de que devemos perdoar ao proximo em qualquer circunstância.
A vida dela foi amar e perdoar.