Para viver bem o Natal, ou seja, o Nascimento de Jesus Cristo, nosso Deus Menino, precisamos conhecer todos os símbolos e tradições desta grande Festa!
O primeiro Presépio foi organizado por São Francisco de Assis para melhor visualizar, sensibilizar e facilitar a compreensão das pessoas sobre o Natal do Senhor, que nasce na pobreza e simplicidade de uma Gruta em Belém (Lucas 2, 1-14). É preciso preparar bem o coração para ter um Feliz Natal com o Aniversariante e Melhor Presente: Jesus Cristo!!!
Pinheiro: É a única árvore que não perde as suas folhas durante o ano todo, mesmo coberto de neve no inverno rigoroso da Europa. O verde constante do pinheiro significa a vida permanente e plena que Cristo oferece. Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de dezembro, quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes. Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados embaixo de uma árvore no jardim. Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes embaixo da árvore.
Bolas: Simbolizam os frutos da "Árvore da Vida" que é o próprio Cristo. Ao decorar a árvore de Natal e olhar para os enfeites devemos lembrar das nossas boas ações, ou seja, dos frutos que nós demos para Deus durante o ano.
Troca de presentes: Inspirada na grandeza de Deus Pai que nos deu seu Filho Amado. Devemos "presentear" a Jesus, que vive no coração das pessoas, não apenas com bens materiais, mas sendo presença amiga para todos!!!
Meias: A tradição de pendurar meias na Lareira se originou de uma das muitas histórias que envolvem São Nicolau, o Santo que inspirou a figura do Papai Noel. Naquela época, era indispensável um dote para se casar. São Nicolau soube da triste situação de uma família pobre e, secretamente, jogou três pequenos sacos com moedas de ouro pela chaminé da casa. Os sacos caíram dentro das meias das moças, que estavam penduradas na lareira para secar. O bom velhinho usava roupas vermelhas porque era bispo da Igreja Católica. Podemos falar da bondade de São Nicolau para as crianças, na figura do ’Papai Noel’, mas sem esquecer que o Papai do Céu é aquele que nos dá o melhor presente: a salvação da nossa vida que é Jesus Cristo!!!
Estrela de Belém: A estrela guiou os três reis magos Baltazar, Gaspar, Melchior desde o Oriente até o local onde nasceu Jesus. Ali o presentearam com ouro, incenso e mirra. (Mateus 2,1-12). A estrela é lembrada hoje pelo enfeite colocado no topo da árvore de Natal.
Sinos: O povo se guiava pelo replicar dos sinos. É o relógio popular nas grandes festas cristãs. No Natal, o sino chega ao seu esplendor máximo! Que você também seja um sinal de Deus para anunciar o Amor de Jesus Salvador para todos!!! Feliz Natal!!!
10 de dez. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário