26 de out. de 2009

Entrevista com o Padre Antonio José sobre a Missão Continental


Nesta entrevista, concedida ao Informativo “Boas Novas" da 5ª Forania (Edição Outubro-Novembro/2009), o padre Antonio José, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e vigário da 5ª Forania do Vicariato Norte, revela que a primeira missão do discípulo é ouvir a Deus.

O que é Missão Continental?
A Missão Continental é um dos mais preciosos frutos da V Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe, ocorrida em Aparecida. Antes de mais nada, ela deseja ser um tempo de graça, para renovar a consciência de que todos os cristãos são chamados a viver como discípulos e missionários de Jesus Cristo.

O que os padres, religiosos e leigos precisam fazer para participar?
O documento de Aparecida fala de uma "conversão pessoal e comunitária" da nossa mentalidade, para que priorizemos, em nossa vida pessoal e em nossa prática pastoral, o duplo chamado para o discipulado e para a missão. Isso se manifesta basicamente em duas experiências que devem ser aprofundadas: a experiência da vida partilhada em comunidade
(com a revitalização dos pequenos grupos ou pequenas comunidades onde se cresce em conhecimento e vivência da Palavra de Deus) e a experiência do envio missionário (por meio das visitas domiciliares e tantas outras práticas que nos levam em direção às pessoas que ainda não conhecem o amor de Deus). Essas duas experiências vitais só serão realizadas com o esforço comum de padres, religiosos e leigos.

O que é preciso saber para anunciar Jesus de forma eficaz, seguindo os passos do Querigma? O papa Paulo VI, num documento especialíssimo sobre a evangelização (Evangelii Nuntiandi), afirma que só existem duas coisas absolutamente necessárias para quem deseja evangelizar: o amor que move em direção aos outros e o ardor do Espírito Santo que inspira as palavras e ações. Todos os outros instrumentos para a evangelização podem faltar, mas estes, jamais.

Como se aprende a evangelizar? Quais são as suas dicas? Evangelizar não é difícil, mas só se aprende, evangelizando. Não se pode querer falar de tudo num primeiro contato evangelizador. É preciso despertar o evangelizando para a realidade do amor de Deus em sua vida e para a certeza de que Jesus Cristo é alguém, que está vivo e que pode mudar o seu caminho. Esses são os primeiros passos (querigma) que devem ser dados na evangelização. O convite para a participação na vida da comunidade é fundamental para que o evangelizando continue seu caminho de vida cristã. O ideal é que o evangelizador já tenha ou crie laços sinceros de amizade com aquele que está evangelizando.

O que é fundamental para ser um bom discípulo de Cristo? Saber ouvir a Deus. Discípulo é aquele que recebe de Deus antes de fazer coisas para Deus. A vida de oração é fundamental para o trabalho missionário; é preciso ter intimidade com Jesus para que nossas palavras sejam um reflexo do nosso relacionamento com o Senhor e possam tocar verdadeiramente os corações. Evangelizar é transmitir vida; a vida de Cristo que está em nós.

Nenhum comentário: