3 de abr. de 2010

Significados e Símbolos da Páscoa

Páscoa – quer dizer passagem. No Antigo Testamento, significava a festa judaica que celebrava a libertação do povo de Deus conduzido por Moisés, que atravessou o Mar Vermelho (Êxodo 14, 21-31) e andou pelo deserto até encontrar a Terra Prometida. Em Jesus, celebra a passagem da morte para a vida, através da Paixão e Ressurreição de Cristo (João 20).

Cruz: É o símbolo oficial da Fé Católica. Através da Santa Cruz, o Cordeiro de Deus foi imolado para redimir toda a humanidade (João 19, 17-37).

Pão e o Vinho: É a refeição escolhida por Jesus para a realização da Santa Ceia na véspera da sua Paixão. Na Sagrada Eucaristia, acontece a transubstanciação, quando o pão se torna Carne e o vinho se torna Sangue de Cristo, mesmo mantendo a aparência e sabor de pão e vinho. É uma alimentação simples, acessível a todos, que demonstra a humildade de Cristo. (Lucas 22, 7-20)

Círio Pascal: A grande vela é feita de cera de abelha e acesa por um fogo novo no Sábado Santo. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". As letras gregas, Alfa e Ômega nela gravadas significam: "Deus é o princípio e o fim de tudo". (Apocalipse 22,13)

Cordeiro: Significa Cristo sacrificado em favor de seu rebanho. (Isaías 53, 7)

Ramos: Acontece no domingo anterior ao da Páscoa e celebra a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pelo povo por ramos de oliveira. (João 12, 12-18)

Peixe: Os cristãos são reconhecidos pelo símbolo do peixe há muitos anos. A relação com a Páscoa está no fato das aparições de Jesus, após a ressurreição, terem acontecido envolvendo a pesca e o consumo de peixes. (João 21, 1-14 / Lucas 24, 42)

Ovo da Páscoa: Simboliza o nascimento, o começo de uma vida nova. Da mesma forma que dentro do ovo, aparentemente inerte, existe vida e alimento. De dentro do sepulcro saiu Cristo Ressuscitado para nos dar a vida eterna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Os cristãos primitivos da mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grâ-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos que eram dados às crianças com outros presentes. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo e da Virgem Maria, e de outras imagens religiosas.

Coelho da Páscoa: Na Europa, a Páscoa acontece na Primavera, quando os coelhos saem das tocas. Na mesma época, os cristãos entenderam que, como os coelhos, os discípulos de Cristo também deveriam sair de suas “tocas” para evangelizar, ou seja, levar a vida nova para todos. A imagem do coelho simboliza a fertilidade e a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

Nenhum comentário: